Publicado por: yogasampoorna | agosto 29, 2010

Gueixas na região de Gion em Kyoto

Se vocês me perguntassem: -Rosana de tudo que você viu no Japão, o que mais gostou? Eu diria a vocês que os Templos sempre me atraem e me encantam. Mas se vocês fizessem outra diferente pergunta: – Rosana além dos Templos, o que você achou de tão diferente no Japão? E vocês não vão acreditar! As Gueixas, ou melhor a única Gueixa que vi com meus próprios olhos, tão rapidamente, foi o que procurava do dia em que cheguei. Vou explicar como aconteceu. Leiam abaixo.

As Gueixas não aparecem em público, mas salvo em raras ocasiões onde os sortudos turistas podem vê-las e nós fomos premiados ao descer do taxi. Já dentro do taxi eu havia visto a Gueixa que eu queria tanto ver desde o dia que chegamos a Kyoto. Disse para o Rogles e os meninos correrem pois era uma coisa rara ver de perto uma Gueixa no meio da rua. Ao atravessar a avenida vi que mais pessoas estavam tirando fotos com ela, e quando ela já estava indo embora eu lhe disse: – Por favor, só mais uma foto, por favor! Então, rapidamente me coloquei ao lado dela e disse ao Raphael para aproveitar e bater algumas fotos.  Hoje em dia elas já são em bem poucos números e eu tive a felicidade de ver uma autêntica Gueixa ao meu lado. Isto faz parte ainda da tradição e da cultura. Existe uma rua de Gion em Kyoto, que podemos vê-las, mas não foi lá que a vi. Eu não podia acreditar no que estava vendo, e ainda bem ao meu lado, inacreditável ver uma Gueixa, que são um deleite para os nossos olhos ocidentais. Elas são como uma obra de arte, mas viva. A pintura branca do rosto, o penteado do cabelo, os adornos que usa sobre o penteado,  o quimono todo especial, com aquele lindo laço, ainda mais equilibrada em cima de tamancos especiais. Não sei se conseguem me entender! Eu só vi Gueixas em filmes e em livros.

Rosana com Gueixa em Gion – Kyoto/Japão
Rua Hanamikoji-Dori em Gion – Kyoto/Japão, onde encontramos as Gueixas.

Você sabe o que é uma Gueixa?

Muitos acham no ocidente que a Gueixa é uma exótica prostituta de luxo, mas para os japoneses as Gueixas são guardiãs das artes tradicionais. Na sociedade japonesa a Gueixa é um objeto de admiração e respeito. Elas dão status aos lugares que vão e as pessoas com quem se relacionam. Este status está mais ligado à tradição que a moda.

A palavra Gueixa significa literalmente: “pessoa da arte, artista.”  Elas são versadas na arte da música, dança, canto, literatura e arranjo floral. Contam histórias para entreter os convidados num banquete.Por isso é mais comum vermos Gueixas se apresentarem em casas de chás e servem de anfitriãs para ciceronear alguém em residências.

Observem a pintura do rosto, o cabelo e a roupa da Gueixa.

Quanto tempo uma Gueixa leva para se arrumar?

Uma Gueixa leva por volta de 2 horas para se arrumar diariamente. A maquiagem, o cabelo, as várias camadas de quimono, fazem parte e ela tem ajudantes para a produção, que é diária. Aquelas sandálias de madeira que elas usam, são chamadas de “guetas”, tem forma de trapézio, de 20 centrimetros de altura, e elas se equilibram neles muito bem.

Como é o treinamento de uma Gueixa?

Ser uma Gueixa é mais que uma profissão, é um estilo de vida que exige muita dedicação, servidão, pelo resto da vida. O treinamento dura no minímo 5 anos, e hoje em dia as casas de Gueixa pegam meninas a partir dos 17 anos de idade. As Gueixas aprendizes são chamadas de “maiko” (mulher da dança), e elas passam por uma cerimônia, que marcam o ritual de passagem de uma Gueixa adolescente para a Gueixa mulher. Quando ela esta o suficiente madura, e adquiriu certas habilidades, ela ganha o status de “geiko” (mulher da arte), que hoje em dia, ocorre entre 20 e 23 anos de idade. Existem alguns sites na internet que vocês podem pesquisar sobre o assunto se quiserem. Mas encontrei um em especial: www.culturajaponesa.com.br, autora: Cristiane A. Sato. Se quiserem também aprofundar-se no assunto existem livros e filmes que falam sobre o mundo das Gueixas. Divirtam-se!!!

 


Deixe um comentário

Categorias